z Utopia - Agência Freela - FAQ
Perguntas Frequêntes
01 - Qual é a vantagem de Utopia?
Nossos produtos atingem alta performance sem conter produtos químicos que prejudicam a saúde e podem causar uma série de doenças, como câncer. Somos livres de detergentes sulfatados, parabenos, ftalatos e cocamide dea.
02 - Os produtos Utopia possuem conservantes?
Sim, acreditamos que todo produto cosmético deve oferecer, antes de mais nada, segurança para quem usa. O risco em não utilizar conservantes é muito maior. A partir do momento que todo produto contém água, abre-se um campo fértil para a contaminação bacteriana. Aqui na Utopia adotamos um conservante seguro (Phenoxietanol), que recebe o apoio da comunidade internacional e autorização da Anvisa
03 - Os produtos que eu uso contém químicos nocivos?
A chance é muito grande. Pode ter certeza, quase todos que oferecem resultado de salão possuem componentes químicos indesejados.
04 - Por que as marcas usam químicos nocivos?
Porque é mais barato. Porque a fórmula é antiga e mudar seria uma operação muito complexa. Porque vende muito. Porque o fabricante não liga para isso. Para conseguir bons resultados sem esse monte de porcaria é preciso usar as matérias-primas mais caras que existem, aliadas à mais alta tecnologia, é isso que Utopia faz.
05 - Como a legislação permite que as marcas usem estes químicos nocivos?
Existe uma grande lacuna de tempo entre o resultado de pesquisas científicas e sua adaptação para a legislação. Cada país tem uma legislação diferente, naqueles onde o dinheiro das grandes empresas fala mais alto, as leis são menos rígidas. Os países com políticas mais rígidas são Japão, Canadá e Alemanha, de onde vem grande parte da nossa matéria-prima. Mesmo nestes países existe componentes químicos autorizados que são condenados pelos pesquisadores. Neste caso, preferimos ouvir os pesquisadores e deixar de fora estes componentes também.
06 - Por que as fórmulas contém nomes que parecem palavrões?
Todos os cosméticos devem utilizar nas fórmulas nomes registrados no INCI, sigla em inglês para International Nomenclature of Cosmetic Ingredients, Nomenclatura Internacional de Ingredientes para Cosméticos. Foi a forma encontrada pela comunidade internacional de explicitar a composição da fórmula. Por exemplo, uma empresa química pode lançar sua versão de um componente químico utilizando um nome comercial. Pelo sistema INCI é obrigatório utilizar o nome científico dos componentes deste produto. Assim fica mais fácil e claro descobrir o que tem dentro de cada produto. Por isso é importante aprender a ler rótulos de cosméticos.
07 - Caso algum componente utilizado nos produtos Utopia seja proibido no futuro, ou caso a comunidade científica descubra que tal componente não é legal, qual será a postura de Utopia?
Temos um comprometimento com nossa consciência. Queremos chegar ao final de um dia de trabalho e olhar nos olhos de nossos filhos e saber que somos do bem. Por isso estamos atentos às bases de pesquisa sobre a segurança de componentes cosméticos. Tenha certeza que estamos abertos para modificar qualquer fórmula tendo como princípio a segurança de quem usa Utopia. Esta busca faz parte de nosso DNA.
08 - Utopia é natural?
Não, utilizamos produtos químicos do bem e com alta tecnologia. Utilizamos também insumos naturais como trigo, aveia, menta, lavanda, entre outros, todos orgânicos. Aliás, só para deixar claro, ser natural não é sinônimo de ser bom, muitas vezes produtos naturais possuem químicos nocivos, não apresentam bons resultados para seus cabelos e podem ser prejudiciais até para o meio ambiente.
09 - Utopia é orgânico?
Não. Mas nossos insumos vegetais são todos orgânicos e utilizamos produtos que possuem selo Ecocert. Por exemplo, o detergente de nossos xampus, que representam 35% da fórmula, são de base vegetal e possuem o selo de Orgânico. Apesar disso não "compramos" a certificação pois certamente acarretaria no aumento dos preços. Não se engane, muitos produtos orgânicos contém químicos nocivos.
10 - Utopia é vegano?
Apenas o Xampu Refrescante e a Carga Proteíca. Os demais produtos possuem 1% de queratina animal hidrolisada ou 2% de aminoácido de seda.
11 - Por que Utopia custa menos do que outros produtos de alta performance?
Ao invés de gastar milhões com propaganda, embalagens e modelos famosas, preferimos investir em nossas fórmulas. E pode ter certeza, nossos produtos custam muito mais caro para produzir do que a grande maioria.
12 - Posso usar Utopia em crianças?
Pode, por não conter químicos nocivos, Utopia é muito mais seguro do que a maioria dos produtos para crianças e bebês que se fazem de bonzinhos. A única coisa é que Utopia arde se cair no olho, dos males o menor.
13 - Por que Utopia faz menos espuma?
Espuma é totalmente lúdico, não tem relação direta com limpeza, no entanto associamos mais espuma a mais resultado. Sabendo disso as empresas utilizam químicos nocivos, porém autorizados, para aumentar a quantidade de espuma. A espuma de Utopia é mais suave e provém, por exemplo, do extrato da Quillaja saponaria, uma árvore do Chile cuja casca tem a propriedade de fazer espuma, ou seja um agente natural. Usamos ainda o Witconate AOS um tensoativo suave e não sultafado, que ajuda na formação de espuma. Utopia faz mais espuma a partir do momento que não tem mais o que fazer no seu cabelo. Faça um teste, na primeira aplicação do Xampu, quase não haverá espuma, isso porque Utopia está trabalhando para limpar os fios e o couro cabeludo. Na segunda aplicação, voilá, a espuma será bem mais abundante, afinal seus cabelos já estarão limpos.
14 - Vocês fazem teste em animal?
Não, não e não. A proposta inicial do trabalho foi garantir a segurança de nossos produtos não fazendo testes em animais. Atualmente temos no Brasil laboratórios com tecnologia suficiente para realizar testes in vitro ou mesmo testes com pessoas que são candidatas. Porém, se você fizer uma pesquisa no site pubmed.com perceberá que praticamente todos os componentes utilizados em qualquer industria já foi alguma vez testado em animais. Por exemplo, um determinado sal pode ter sido testado em animais em 1960 e constatado que é seguro e depois disso nenhuma outra empresa precisou fazer os testes. Por isso escolhemos apenas componentes seguros que não necessitam de testes.
15 - Por que não existe na linha Utopia produtos de fixação forte?
Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento, decidimos que descartaríamos produtos cujos componentes fossem prejudiciais à saúde, mesmo que autorizados pela legislação. Vários produtos que gostaríamos de lançar não passaram neste quesito. Apesar disso, vamos manter uma linha de pesquisa e de testes recorrentes para conseguir obter uma formulação a qual atenda nossas exigências de performance e de fórmula limpa.
16 - Vocês pretendem lançar mais produtos?
Sim, agora mesmo estamos pensando em produtos criativos, seguros e de performance.
17 - Os produtos UTOPIA contem sal na formulação?
Sim, o sal é a denominação popular para a molécula de Cloreto de Sódio, um eletrólito comumente usado na indústria cosmética para acertar a viscosidade, a consistência das formulações de shampoos, sabonetes líquidos e sabonetes cremosos. É usado em FRAÇÕES ÍNFIMAS e não causam nenhum dano ao fio de cabelo. Saiba que existem outros componentes químicos com a mesma função que possuem qualidade bem duvidosas. Para você ter uma idéia, um trabalho científico realizado na Universidade de Bruxelas/ Bélgica, pelo Departamento de Química Farmacêutica e liderado pela equipe do Prof. Varcin, que foi publicado no Journal de Pharmacie de Belgique, em dezembro de 2012, mostra a efetividade do Cloreto de Sódio em formulações de Xampus medicinais. Acreditamos que as pessoas que fazem tratamentos químicos nos cabelos, como alisamento, escova progressiva , tintura, descoloração, etc, não têm a mínima consciência do nível de dano que o cabelo está sofrendo. E então acreditam que a culpa é do xampu que escolheram, não sabem que o cabelo está completamente desestruturado e que qualquer penteado, lavagem ou manipulação, vai ser o ponto final da quebra do fio e da queda do cabelo.
18 - Porque o xampu Utopia não tem a mesma viscosidade dos xampus de mercado?
Por que o nosso é melhor. Brincadeiras à parte, nossa fórmula não contém sulfato, por este motivo ela já é naturalmente menos viscosa do que os xampus que utilizam detergente com sulltafo. Além disso, acertamos a viscosidade do produto para que fique no ponto de pode ser manuseado corretamente. Xampu muito viscoso não é sinônimo de qualidade. Imagine quando você faz em casa aquele molho branco delicioso para o almoço em família no domingo. Você prefere deixar com a textura natural do creme de leite ou adiciona um monte de amido de milho para engrossar?
19 - As fragrâncias dos produtos UTOPIA são naturais?
Durante o desenvolvimento da linha Utopia nos deparamos com uma grande questão: utilizar apenas fragrâncias naturais assumindo que teríamos uma oscilação na qualidade, procedência e controle químico ou utilizar a mais alta qualidade em fragrâncias sintéticas. Ficamos com as duas. Assim, nosso xampu refrescante utiliza óleo essencial de menta piperita e lavanda, oferecendo uma experiência "elegante". O restante da linha utiliza um conjunto de fragrâncias sintéticas de altíssimo padrão, desenvolvidas por nossa engenheira química Sônia Corazza em parceria com as casas de fragrâncias mais conceituadas do planeta. Neste processo excluímos das fragrâncias todo e qualquer químico nocivo, especialmente os Ftalatos. Ao mesmo tempo conseguimos um controle maior e a diminuição de vários agentes naturais com potencial alergênico. Além disso, toda a carta de fragrância esta adequada às rígidas normas do IFRA (International Fragrance Association).